Blog Miallegra

Cultura e Lazer

02/10/2020 / 26 dias atrás

6 dicas para deixar sua sala mais colorida

6 dicas para deixar sua sala mais colorida

Como deixar uma sala colorida? Como decorá-la? Existe alguma estratégia infalível?

Na realidade, é interessante personalizar a decor de acordo com o que você gosta, mas também procurando investir em algo que combine e que forme um visual agradável para receber suas visitas.

Confira abaixo algumas diquinhas que podem te ajudar:
 

1. Evite cores escuras

Sala é um lugar para manter mais claro, mais suave, leve. A cor mais escura nas paredes deixará até mesmo a iluminação da sala mais precária. Definitivamente, não causará um efeito bom.

Anote essa dica: Procure usar cores escuras nas paredes da sala, somente se a janela for bem grande e se o posicionamento da sua sala proporcione uma boa entrada de luz natural no maior período do dia.

Assim como evitar cores muito pesadas que não colaborarão com a harmonia no local, cores extravagantes sem nenhuma combinação, também não serão bem-vindas e colaborarão menos ainda.

Procure sempre a combinação de cores que brinquem entre si e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de trazer bastante leveza.


2. Use cores complementares

A dica para combinar cores impactantes com leveza e elegância é usar as cores complementares em diferentes tons, ou seja, usar a Harmonia de Cores Complementares Indiretas, que possibilita resultados interessantes e não tão agressivos – composta por uma cor de base escolhida mais a vizinha de sua complementar.

Vamos entender um pouco mais sobre as Cores Complementares: no círculo cromático, as cores complementares são aquelas que ficam uma em frente da outra, como mostra a figura abaixo.

 

 

Não basta escolher a cor apenas porque você gosta dela, é preciso que ela combine bem com o ambiente e com uma proposta agradável, caso contrário, sua sala será evitada por qualquer visitante.

Dica Ninja: Escolha a cor que te agrada e procure dentro da roda de combinação de cores –  mostrada acima – aquela que a complementa.

Essa é uma forma de você aliar perfeitamente a cor que você ama com outras que entram em harmonia com ela.

 

3. Trabalhe bastante com plantas e flores

Plantas e flores naturais, além do brilhantismo nas cores darão um ótimo toque de natureza ao seu espaço. Com uma beleza sem igual, elas também são capazes de tornar o ambiente mais vivo e alegre.

Quando o assunto é dar cores, não existe recurso visual melhor. Não tenha dúvidas.

 

4. Valorize a entrada de luz

 

Procure ter janelas amplas que possibilitem a iluminação para sua sala, sem esquecer de colocar cortinas ou persianas para poder dosar essa iluminação.

Esse quesito também é muito importante, pois a entrada da luz será capaz de estabelecer a iluminação da sua sala para que as cores possam ser destacadas, caso contrário, nada adianta pintar parede com as melhores cores.

Fora que também será muito importante para as plantas e flores que citamos no item anterior.

Só procure tomar bastante cuidado para que o foco da luz não fique no lugar onde estão os assentos.

 

5. Móveis para ornar

 

Os móveis precisam estar em sintonia com as cores que forem escolhidas por você. Se isso não ocorrer, aquela história da harmonia que citamos anteriormente estará comprometida.

Anote essa dica: Considere a cor, a espécie de mobiliário e acessórios existentes que serão aproveitados no ambiente, antes de escolher as cores para sua sala colorida, para que esses itens se harmonizem com a cor escolhida.

 

6. Pontos estratégicos: tapeçaria e demais acessórios


Também no caso dos tapetes, cortina e almofadas, assim como de qualquer enfeite que você venha a colocar, será importante que ocorram as tais combinações de cores para estabelecer um efeito desejado.

Anote essa dica: Os esquemas de cores além dos já estudados, podem ser tirados de um tecido estampado, papel de parede, tapete ou de um quadro existente.

Pontos estratégicos para se jogar nas cores sem gastar muito são as áreas médias, como cortinas e estofados grandes ou nas áreas pequenas, como objetos de decoração, estofados pequenos, um banquinho, somente um móvel, uma poltrona, almofadas alegres e coloridas, flores, quadros e vasos diversos.

Dica Ninja: As imagens para os quadros podem ser impressas no seu computador, com impressora comum e você pode trocar essas imagens sempre que desejar.

 

7. Dica Bônus

Procure saber as cores que estão sendo usadas atualmente, para que seu ambiente não fique parado no tempo, porém, muitas vezes, cores da moda não são tão usuais por fazerem o seu espaço ficar enjoativo demais e podendo até causar o efeito contrário no seu ambiente.

Antigamente, se usava muito a cor vermelha na cozinha e com o tempo, isso só atrapalhou o dia-a-dia do morador.

Ano passado, a cor da moda Marsala foi muito usada e ainda pode ser usada por ser uma cor moderna e muito linda, mas o que vale aqui é a sua personalidade.

Se você gosta de estar sempre com a casa atualizada, enfatizo o uso de cores claras nas áreas dominantes (paredes, teto e piso) e aconselho a usar algumas cores da moda, que você goste, nos detalhes, como objetos de decoração e estofados pequenos.

 

Fonte: https://decorarcomcharme.com.br/sala-colorida/

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 1 + 4?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)