Cultura e Lazer

Mandingas para 2022

Mandingas para 2022

Durante a virada do ano existe um desejo que costuma ser unânime: começar o novo ciclo com o espírito renovado, um pote de boas energias e mudanças favoráveis. Para isso, tem muita gente que recorre a mandingas e segue tradições que prometem sorte, amor, dinheiro e por aí vai. As simpatias de Ano Novo vão de comidas especiais que não podem faltar na ceia a pequenos costumes para quem passa a virada na praia.

Veja algumas que listamos para vocês!

1- presentear iemanja:

Flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda a Iemanjá na virada do ano faz com que todos os problemas sejam levados para o fundo do mar e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.

2- simpatia da romã:

A fruta é símbolo da fertilidade e também da prosperidade, uma das razões dessa simbologia é pelo fato dela conter várias sementes. Para realizar a simpatia da romã para o Ano Novo, corte-a ao meio, escolha 3 sementes e segure-as nos dentes à meia-noite. Após este momento, seque os grãos, envolva-os em um papel branco e guarde durante todo o ano.

3- lentilha no ano novo:

Diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir por abundância.

4- pular as 7 ondas:

Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca Iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

5- usar branco:

A tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas que usavam trajes brancos, cor que simboliza a paz e purificação espiritual, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

6- espumante na virada do ano:

Nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida, e por ser feito com uvas, acredita-se que a bebida traz sorte e prosperidade para o novo ano. É importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.

7- evitar aves na ceia de ano novo:

Os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Ao invés dessas proteínas, prefira ingerir carne de porco ou peixe, ambos animais que se movimentam sempre para frente.

8- frutas secas ou cristalizadas na ceia:

Pode-se dizer que é desta tradição que nasceu o amor pela tão rejeitada uva-passa. Além dela, frutas secas como pêssego, figo e avelãs simbolizam sorte e fartura. Outra simpatia de Ano Novo prática é comer doze bagos de uva, sendo um para cada mês, e realizar um pedido para cada um. Os caroços devem ser guardados na carteira durante todo o ano. A fruta é sinônimo de prosperidade.

9- calcinha colorida:

Pra fazer contraste com a cor branca, que é um clássico de Ano Novo, reza a lenda que é sempre bom apostar nas lingeries coloridas para o Réveillon. Cada cor tem o seu significado e atrai energias boas para o novo ciclo. O amarelo, por exemplo, é sinônimo de otimismo, prosperidade e alegria; o roxo, magia e mistério; o azul, tranquilidade e harmonia; o vermelho, paixão e energia, e por aí vai...O que você quer para 2022?

10- dinheiro no sapato:

Segundo os povos do Oriente, a energia do corpo entra pela região dos pés, e é por isso que a simpatia prega que durante a noite de Réveillon, as pessoas devem guardar uma nota de dinheiro no bolso e colocar outra no sapato.

Fonte:

https://www.guiadasemana.com.br/comportamento/noticia/simpatias-de-ano-novo-e-seus-significados

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?