Culinária

08/02/2021 / 7 meses atrás

7 receitas para aproveitar bananas maduras

7 receitas para aproveitar bananas maduras

A banana é uma fruta que dá em qualquer lugar do Brasil e está recheada de nutrientes que fazem o nosso corpo funcionar melhor. O problema é que quando ela fica madura demais, já não é boa para o consumo in natura. E é aí que podemos aproveita-las em receitas de dar água na boca.

Confira as receitas abaixo:

Torta Banoffee

Ingredientes:

Base
1 pacote de biscoitos maisena triturados
100 g de manteiga derretida
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de canela em pó
Recheio e cobertura
3 bananas maduras
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 lata de Doce de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco bem gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Misture os ingredientes da base e forre uma fôrma de fundo removível baixa (20 cm de diâmetro), pressionando com as costas de uma colher para compactar. Asse em forno médio preaquecido (180 ºC) por 15 minutos e deixe esfriar. Fatie as bananas e regue com o suco de limão, misturando delicadamente. Reserve. Recheie a massa fria com o doce de leite e distribua as fatias de banana. Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até o ponto de chantili e espalhe sobre a banana. Polvilhe canela a gosto e leve para gelar.

 

Torta de Banana

Ingredientes

Calda
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
Massa
3 ovos inteiros
1 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite quente
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Bananas nanicas

Modo de Preparo

Leve o açúcar ao fogo, quando derreter por inteiro acrescente a água e deixe ferver para a calda engrossar. Espalhe na forma, sem untar, inclusive nas laterais. Em seguida coloque as bananas e reserve. Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar por uns 10 minutos. Desligue a batedeira e acrescente o leite, o fermento e a farinha, misture levemente. Passe a massa para a forma e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 35 minutos, até dourar. Desenforme, desgrudando as laterais.

 

Milk Shake de Banana com Nutella

Ingredientes

1/3 xícara de chá de Nutella
1 xícara de leite
3 colheres grandes de sorvete de baunilha
1 banana

Modo de preparo

Coloque o leite no liquidificador junto com a banana picada e bata até que a banana fique em pedaços bem pequenos. Depois adicione a Nutella e o sorvete e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Se quiser, pode colocar chantilly no topo da bebida. Sirva gelado.

 

Doce de Banana

Ingredientes

4 bananas maduras
1 xícara de açúcar
1 colher de cravo
2 colheres de canela em pó
1 xícara de água

Modo de Preparo

Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque o açúcar para cozinhar e mexa até que ele esteja completamente em calda. Misture o cravo, a canela e a água e depois jogue por cima do açúcar, ainda no fogo. Mexa até que o açúcar fique líquido. Em seguida jogue as bananas e mexa até elas ficarem cobertas. Mexa sempre pra ter certeza de que não está grudando no fundo da panela. Deixe cozinhar em fogo médio até que as bananas fiquem escuras, na cor de caramelo. Retire do fogo e coloque na geladeira. Sirva sozinho ou com creme de leite por cima.

 

Sorvete de Banana:

Ingredientes

5 bananas
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Amasse as bananas e misture até que vire uma massa homogênea. Leve ao congelador por 2 horas. Após duas horas, retire do congelador e acrescente à mistura o leite, o creme de leite e o açúcar. Bata tudo no liquidificador por 5 minutos. Leve ao congelador novamente por 6 horas ou até que adquira a consistência de sorvete.

Panqueca de Banana:
 

Ingredientes

1 ovo
1 banana
canela a gosto
óleo para fritar

Modo de Preparo

Bata o ovo e amasse a banana. Junte a banana ao ovo em uma vasilha e mexa até dar liga (se preferir deixe pedacinhos de banana na massa). Adicione a canela. Acenda o fogo em temperatura média e adicione o óleo em uma frigideira grande. Com uma concha coloque a massa na frigideira formando círculos e frite dos dois lados.

 

Banana Caramelizada:

Ingredientes

4 bananas
10 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de chá de água
Raspas de limão

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande leve ao fogo o açúcar. Deixe derreter e dourar bem. Coloque a água e deixe derreter os torrões que se formaram. Coloque as bananas, as raspas de limão e deixe a frigideira semi tampada até que as bananas fiquem


Qual dessas você mais gostou? Testa e conta aqui pra gente!



Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/receitas/galeria/receitas-para-aproveitar-bananas-maduras

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 3 + 0?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)